quarta-feira, 21 de março de 2012

NOSSO LIXO DE CADA DIA !!

por: Beatriz Ribeiro 

  Uma sexta-feira dedicada ao lixo, ou melhor, ao tratamento dele aqui no Projeto Arrastão.  Você sabe pra onde vai o seu lixo? Sabe se ele está armazenado adequadamente para o descarte? Conhece qual tratamento se usa pra sua reciclagem? Não? Se esta for a sua resposta, você não está sozinho! Muitas crianças do Arrastão talvez não soubessem até assistirem ao programa Globo Ecologia – Lixo urbano e ao documentário “Ilha das Flores”.
  O apresentador do Globo Ecologia, Max  Fercondini visitou a Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, onde entrevistou o professor Luis Edmundo Costa Leite. O educador explicou sobre o início da coleta seletiva no Estado e de onde surgiu o apelido dos lixeiros: “A coleta começou na época de império, em 1870. Estabelecemos aqui no Brasil, o sistema de coleta de lixo, limpeza das ruas e destinação do entulho., tudo através de uma concessão com uma empresa cujo dono era o tal Aleixo Gari. Aí acabou que este nome passou a designar o trabalhador de limpeza urbana”, disse Luis.
  O programa mostra diversas maneiras de descarte de lixo como a compostagem e os ateros sanitários. Conta também, que para o aproveitamento dessas novas maneiras de reciclagens, é preciso um trabalho de conscientização; o que em muitas escolas já acontece. O apresentador chega a comparar o lixo a um bumerangue o qual jogamos para longe, mas ele volta em forma de custo ambiental. 
  Já o curta Ilha das Flores conta a história do nosso lixo, desde a compra de um simples tomate, até o momento em que ele já não nos serve mais e é jogado fora. No vídeo, Jorge Furtado mostra a realidade do lixo de uma forma clara e dinâmica. A lição principal é que muitos podem ser prejudicados pela mania de não saber onde jogar o lixo e o que fazer com ele.
 Ao final, as crianças participaram de uma atividade onde eles procuraram resíduos fora do lugar aqui no Projeto. Depois rolou uma roda de conversa, onde as crianças opinaram sobre o lugar ideal que esse lixo deveria ocupar e como ele deveria ter sido descartado.Em um balanço geral, não acharam muita coisa fora do lugar (ufa!), mas valeu a pena pela discussão. O mais bacana é plantar a sementinha da conscientização na cabeça deles.








Nenhum comentário:

Postar um comentário